Terra Herança de Família: Como Evitar Brigas e Regularizar Tudo Certinho?
Terra herança de família pode ser um verdadeiro presente ou uma grande dor de cabeça para os herdeiros. Se sua família tem uma propriedade rural ou urbana e não sabe por onde começar, este guia é para você!
AGRÁRIO E IMOBILIÁRIO
Adriano Vasconcelos
2/1/20252 min read


Se tem uma coisa que causa dor de cabeça em muitas famílias é a divisão de terras herdadas. Às vezes, a propriedade vem dos avós, passa para os pais, e quando chega a vez dos filhos, começa a confusão: quem fica com qual parte? Pode vender? Como fazer tudo de forma legal?
A verdade é que, sem um planejamento adequado, uma terra herdada pode virar motivo de briga e até acabar parada, sem uso produtivo. Mas a boa notícia é que dá para evitar esses problemas e regularizar tudo da forma certa.
Primeiro Passo: Inventário
Se a terra ainda está no nome de quem já faleceu, o primeiro passo é fazer o inventário. Esse processo serve para formalizar quem são os herdeiros e dividir o patrimônio. O inventário pode ser feito de forma judicial ou extrajudicial (no cartório, se todos concordarem e não houver menores envolvidos).
Divisão da Terra
Depois do inventário, os herdeiros precisam decidir o que fazer com a propriedade:
Cada um fica com uma parte? Nesse caso, pode ser necessário desmembrar o imóvel, criando matrículas individuais.
Mantém tudo junto? Se os herdeiros quiserem manter a terra como uma só, podem formar um condomínio (onde todos são donos em conjunto) ou até criar uma empresa rural para administrar a propriedade.
Alguém quer vender? Se um dos herdeiros quiser vender sua parte, os outros têm o direito de preferência na compra.
Regularização da Escritura/Matrícula
Se a propriedade não tem escritura, matrícula ou está registrada de forma irregular, é fundamental providenciar a regularização. Isso pode envolver usucapião, retificação de área ou outros procedimentos legais, dependendo do caso.
Evitando Problemas Futuros
A melhor forma de evitar brigas na família por terras é fazer um planejamento antecipado. O dono da propriedade pode, ainda em vida, distribuir os bens por meio de doação, testamento ou até mesmo criar uma holding familiar para administrar tudo de forma organizada.
Se a sua família tem uma terra herdada e a situação ainda não foi regularizada, o ideal é buscar orientação jurídica o quanto antes. Resolver tudo da forma certa evita desgastes familiares e garante que o imóvel possa ser aproveitado da melhor maneira possível.
Para se manter atualizado sobre conteúdos importantes como este, siga nossas redes sociais e visite regularmente nosso Blog.
Contato
Entre em contato para mais informações jurídicas.
Suporte
PREcisa de Ajuda?
contato@leidaterra.com
© 2025. All rights reserved.